quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Por que falar do passado?

Falar do passado no futebol, por incrível que pareça, é uma das coisas mais atuais que podemos fazer. O esporte, que é paixão nacional, é como a política: os tempos vão, as marcas ficam. Presidentes de clubes são trocados, jogadores mudam de equipe... mas o que fica é a memória dos títulos.

Seja pela quantidade ou pela "qualidade", sempre nós, torcedores (fanáticos, doentes, apaixonados) lembramos das maiores conquistas dos nossos clubes. Que atleticano não se orgulha de ser o primeiro clube a conquistar o Campeonato Brasileiro (em 1971)? Que cruzeirense não se orgulha do título da Libertadores de 1976? Que são-paulino não comemora o título de Campeão Brasileiro de 1977? Que palmeirense não se orgulha dos títulos brasileiros de 1972 e 1973? Que flamenguista não fica feliz ao lembrar da conquista da Copa Libertadores de 1981?

Repare que nessas datas muitos torcedores não eram nem nascidos, ou eram muito novos. Mas eles falam com orgulho desses títulos, valorizam cada um deles e até contam vantagem, mesmo sem terem visto esses times conquistarem tais títulos. E por isso que fica fácil afirmar que o futebol é um passado vivo, recorrente, que sempre nos remete a comparações entre os times antigos e os atuais.

A ideia desse blog é mostrar como o futebol do passado, que nos enche de orgulho, pode ser comparado ao do presente. Como antes de cada partida, podemos relembrar bons momentos (mesmo que tenhamos que lembrar algo que nem vivemos).

O blog vai resgatar as alegrias, e por vezes, decepções de cada torcedor, através dos tempos, de acordo com cada rodada do campeonato brasileiro. Assim, acompanhamos a rodada, mas de uma forma diferente. Ao invés de uma tabela com resultados, ou então de apontarmos favoritos para os jogos da rodada, mostramos alguns dos jogos mais marcantes entre as equipes, ilustrando com vídeos e fotos.

Traremos também algumas curiosidades, sempre que possível. Dados, números dos confrontos e o que mais for conseguirmos de dados ou julgarmos relevante.

Nessa página você pode esperar um olhar sobre o futebol, através de dois estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Viçosa, que enxergam o futebol como parte presente da vida dos brasileiros, e como tudo que é importante na vida, tem uma história, talvez não tão simples, mas muito interessante!