domingo, 8 de novembro de 2009

Anos 80, a década perdida? Não para Galo e Fla

Atlético-MG e Flamengo fazem o jogo da 34ª rodada do Brasileirão, neste domingo às 4 da tarde no Mineirão. O superclássico teve o seu melhor momento nos anos 80. Na época, os dois eram os melhores clubes do Brasil com craques como Reinaldo, Nelinho, Éder Aleixo, João Leite, Raul, Adílio, Zico, Bebeto e o hoje técnico do Flamengo, Andrade. O Flamengo conquistou 3 títulos nacionais na década de 80 (isso se considerarmos, a polêmica edição de 87 que já abordamos no blog) e o Galo foi semifinalista por 5 vezes no mesmo período.

A partida é importantíssima na busca dos times pelo título (menos provável ao Fla) e principalmente para alcançar a sonhada vaga na Libertadores. Adriano e Tardelli, dois dos possíveis craques do campeonato são os maiores trunfos de cada lado no jogaço de logo mais. Pelo menos é isso que se espera.

Detalhe: o maior rival do Galo depois do Cruzeiro é o Flamengo. Essa rivalidade se deve muito pela decisão do Brasileiro de 1980. Na oportunidade, Galo e Flamengo fizeram a grande final. Deu Fla. Para mais da metade dos atleticanos que eu conheço foi roubado. Por isso há tanta rivalidade! Veja os videos dessa superfinal.




No primeiro turno, o Flamengo por 3 a 1 de virada no Maraca. Veja os melhores momentos.



Galo e Fla fazem um dos jogos com maior espectativa em todo o campeonato. Aliás, que fim de campeonato, hein? A cada rodada temos pelo menos um clássico de importância histórica. E o melhor: são jogos importantes no Campeonato. E ainda dizem que o campeonato está nivelado por baixo. Coisa chata. Nunca acham que algum campeonato é nivelado por cima. Bom jogo e até a próxima!

3 comentários:

  1. Pessoal, confiram lá, o mesmo vídeo foi postado duas vezes.

    Faltou a referência a um dos maiores - se não o maior - assalto do futebol brasileiro: a arbitragem de José Roberto "Rato" na libertadores de 1981. A semifinal de 1987 também foi de matar.

    Tudo isso pra dizer que é duro perder pro Flamengo - chega a ser pior que pro Cruzeiro, acho.

    ResponderExcluir
  2. Dupla,
    confesso que fiquei bem decepcionado com a paralização do blog, inclusive como entusiasta do futebol.

    Já tinha preparado mentalmente meu comentário para o clássico Atlético e Palmeiras... Um jogo memorável aconteceu pela Copa do Brasil no estádio do Independência, em BH, ainda nos anos 90 (acho). Juca Kfouri, desde então apelidado de "juca maneta", quase foi agredido no estágio por ter declarado que cortaria o braço se o galo vencesse.

    Sim, o Galo não venceu - mas teve um golaço mal anulado logo no início do jogo. Me fugiu o nome do jogador. Flávio alguma coisa, fazia sua estréia no time.

    ResponderExcluir
  3. Isso Aqui anda meio parado não???
    futebol é tema dinâmico..
    aguardo ansiosamente novas postagens!
    Abraço!

    ResponderExcluir