domingo, 1 de novembro de 2009

A maior rivalidade de São Paulo dá emoção ao Brasileiro!

Há quem diga que a maior rivalidade do Brasil é Inter-RS x Grêmio. Para Outros, Atlético-MG x Cruzeiro. Alguns acham que Flamengo x Vasco, ou "o clássico mais charmoso do Brasil": O Fla-Flu. Pois bem, o maior clássico paulista não pode ficar de fora dessa lista. Palmeiras x Corinthians protagonizaram grandes jogos, finais de campeonatos emocionantes, e tanto torcedores alvi-verdes quanto os do timão já comemoraram muito em cima do rival.

Hoje é dia de decisão novamente. Para o Corinthians, a chance de acabar com a invencibilidade do rival. Há três anos o Corinthians não vence o Palmeiras. Pior, nesses 3 anos, perdeu todos os jogos que fez contra o rival. Só conseguiu um ponto, em um empate suado, no começo desse ano, quando o craque Ronaldo fez o gol de empate, no final da partida realizada pelo Paulistão 2009.

Vamos aliás, falar de outro Campeonato Paulista. E da final, em 1999. O lugar do jogo era o Morumbi. O Coritnhians venceu o primeiro jogo, pelo placar de 3 x 0. Vale lembrar que nessa partida o Palmeiras jogou com o time reserva, pois as partidas finais do Paulista foram realizadas entre as partidas finais da Libertadores de 1999. No segundo jogo, mesmo com o time titular, o Palmeiras não conseguiu sair do empate com o Corinthians, que comemoraria o título paulista daquele ano (veja a campanha do Timão). Após provocação de Edílson, o jogo acabou em uma confusão, e muita pancadaria. Edílson foi cortado da seleção brasileira.




Em 2000, outro jogaço. Na minha opinião, um dos maiores e mais emocionantes jogos que já vi. Outros dizem que nem tanto. O Corinthians tinha um time tecnicamente superior. O Palmeiras também tinha um bom time, mas precisava ganhar o jogo contra um time muito forte. Marcelinho Carioca, a pedra no sapato dos Palmeireses daria a maior glória do ano para os rivais palmeirenses.

Após o Verdão sair ganhando, sofreu a virada do Corinthians. E quando tudo parecia perdido, conseguiu virar o jogo, com um gol sofrido de Galeano, e levaria a partida para os pênaltis. Ali o goleiro Marcos se consagrou, e a carreira de Marcelinho Carioca entrou em decadência. O goleiro alvi-verde defenderia a cobrança do craque Marcelinho, e tiraria o Timão da Libertadores, levando o Palmeiras às finais daquele ano. Mas o argentino Boca Juniors levaria o Caneco.




Hoje esperamos uma grande partida. E que, sinceramente, a violência que aconteceu na final de 1999 não se repita. E nem as brigas ao redor dos Estádios. Rivalidade é saudável e emocionante, mas sem baixaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário