quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Cruzeiro X São Paulo - acostumados à decisões

O Cruzeiro recebe o atual tricampeão brasileiro São Paulo, no Mineirão, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (06/09), às 16h. O confronto entre as equipes tem grande importância na rodada já que os sãopaulinos lutam para se manter na zona de classificação para a Libertadores, enquanto a Raposa tenta melhorar sua posição na tabela. Aliás, a Libertadores deste ano proporcionou o último grande duelo entre os clubes. Na oportunidade, o Cruzeiro levou a melhor nas duas partidas válidas pelas quartas-de-final com os placares de 2X1, no Mineirão, e 2X0, em pleno estádio do Morumbi. Veja abaixo os melhores momentos destes jogaços:









Apesar do resultado, esse não foi o maior triunfo da equipe celeste sobre os tricolores. A decisão da Copa do Brasil de 2000 representa para muitos cruzeirenses, o jogo mais emocionante que puderam assistir. A primeira partida daquela final havia terminado em 0X0. Com o resultado, o São Paulo seria campeão com qualquer empate com gols. Um novo 0X0 levaria a decisão para os pênaltis. E os paulistas pareceram mais próximos do título quando, aos 20 minutos do segundo tempo, Marcelinho Paraíba acertou uma linda cobrança de falta na meta do Goleiro André. Ao Cruzeiro só a vitória traria o título. E ela veio com os gols de Fábio Júnior, aos 35 e Geovanni, aos 45 do segundo tempo, e o Cruzeiro sagrou-se tricampeão da Copa do Brasil. Veja os melhores momentos:






Já o São Paulo viveu sua maior glória sobre o Cruzeiro na decisão da Recopa Sul-Americana de 1992. As partidas, no entanto, só aconteceram em 25 e 29 de setembro de 1993 ( acreditem, o calendário do futebol brasileiro naquela época era pior do que hoje). A Recopa de 92 foi disputada entre o campeão da Libertadores daquele ano, que na ocasião foi o São Paulo; e o campeão da Supercopa de Campeões da Libertadores, também do mesmo ano: o Cruzeiro. Essa Recopa significava uma espécie de superfinal dos principais campeonatos promovidos pela Conmebol na época. Mas sem sombra de dúvidas, essa decisão entraria para a história do futebol brasileiro por uma confusão ainda maior.

A primeira partida da final, disputada no Morumbi, também valeu para a fase classificatória do Campeonato Brasileiro de 1993. Isso mesmo, um jogo que valeu por dois campeonatos. E o mais absurdo: de anos diferentes. As duas partidas terminaram em 0X0 e a decisão foi para as penalidades. Deu São Paulo: 4 a 2. E adivinhem quem errou a quarta e última cobrança cruzeirense? Um rapaz que acabara de completar 17 anos, chamado Ronaldo Nazário de Lima, o posteriormente chamado Ronaldo Fenômeno. Acompanhe a reportagem da decisão:






Cruzeiro e São Paulo já se enfrentaram em 38 jogos pelo Campeonato Brasileiro com grande vantagem do clube paulista. Forem 19 vitórias tricolores, 12 empates e 7 triunfos cruzeirenses. Em todos os jogos entre as equipes, o São Paulo também leva vantagem. Foram 45 partidas com 11 vitórias cruzeirenses, 20 sãopaulinas e 14 empates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário