quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Eterno-incerto campeão de 87

Vamos acompanhar nesse blog diversos jogos do brasileirão, mas já que vamos falar do passado, porque não falar de um dos títulos mais indefinidos da história do futebol brasileiro?

Campeonato Brasileiro de 1987. Um dos títulos brasileiros do Flamengo. Ou do Sport Recife? A Copa União de 1987 gera dúvidas até hoje. Enquanto a torcida do Sport gritava o famoso "cazá cazá", a torcida do mengão se empolgava com a declaração do Clube dos Treze de que o Campeão Brasileiro de 1987 era a equipe da Gávea.

O que aconteceu, na época, é que os treze maiores clubes brasileiros na época (Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG e Bahia) decidiram fundar uma instituição. Criaram então o Clube dos Treze. A finalidade dessa instituição era trabalhar com o marketing do futebol brasileiro, em relação a esses treze clubes, aumentando assim a receita para cada clube-fundador. Além disso, criaram a Copa União, mesmo sem respaldo da CBF.

Após isso, o Clube dos Treze, sob pressão da CBF e FIFA, reataram com a entidade que representava oficialmente o futebol brasileiro: A CBF. Então, foi criado o regulamento da Copa União, pelo qual, os campeões e vices dos módulos verde e amarelo se enfrentariam e os 2 primeiros teriam asseguradas vagas na Copa Libertadores do ano de 1988.

Em dezembro de 1987 a CBF divulgou que os quatro classificados (Inter, Flamengo, Sport e Guarani) disputariam um quadrangular final, em turno e returno, para que se conhecesse o campeão e vice do Brasileirão daquele ano. Porém, alegando que a CBF teria mudado o regulamento da competição sem a concordância do Clube dos Treze, a nova entidade do futebol brasileiro apoiou o boicote de Flamengo e Inter ao quadrangular final, instituído pela CBF.

O Clube dos Treze, declarou então, como campeão, o Flamengo, pois este venceu o módulo Verde. Já a CBF reconheceu o Sport como campeão, pois junto com o Guarani, disputou os jogos do quadrangular previsto pela CBF, e com isso, enfrentou o time campineiro na final e acabou vencendo pelo placar de 1x0.

Até hoje, o Flamengo afirma ser o verdadeiro campeão do Brasileiro de 1987. Alguns defendem os argumentos do time carioca, como por exemplo o presidente do CND (Conselho Nacional dos Desportos). Ele afirma que houve uma votação no Conselho, em que se decidiu, por unanimidade, entregar o título ao mengo.




Em entrevista, antigo representante do CND defende título do Flamengo
(Vídeo Editado por torcedores flamenguistas)


Já a CBF reconhece oficialmente o título do Sport Recife. A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, concorda com a CBF, e reconhece oficialmente, o título do Sport, que aconteceu no jogo abaixo.




No jogo acima, Sport e Guarani disputam jogo reconhecido pela CBF como a final do Campeonato Brasileiro de 1987 (Vídeo Editado por torcedores do Guarani, de Campinas-SP)

A CBF tem uma posição oficial. O Clube dos Treze, outra. Flamengo se delcara campeão. Sport também. A única coisa certa nessa história, que aconteceu a mais de 20 anos, é que toda vez que você consultar "Campeão Brasileiro de 1987" vão aparecer dois times, mas você não vai ter certeza sobre qual é o dono do caneco. Dá a impressão que nunca saberemos qual é o verdadeiro e qual o "oportunista" da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário