domingo, 18 de outubro de 2009

Eixo Rio-São Paulo: Rivalidade e jogaço a vista!

Clássico de grandes torcidas. Do lado flamenguista, a [incontestável] maior torcida do Brasil. Do outro, uma das maiores torcidas do país. Clássico de milhões de torcedores, Flamengo e Palmeiras protagonizaram grandes jogos. E não precisamos ir muito longe na história. Vamos ilustrar o clássico com dois jogos do final da década de 90. Pra ser mais específico, dois jogos que aconteceram em 1999. Recentes, mas memoráveis para as torcidas desses dois grandes clubes. Isso tudo, no mesmo ano!

A história atual é a seguinte: Palmeiras luta por uma vitória em casa. O time precisa aproveitar a chance de arrancar no Brasileiro e colocar a mão na taça. Mas o Flamengo tem tudo para querer complicar. Primeiro porque se ganhar do Palmeiras, o mengão vê suas chances de disputar a Copa Libertadores de 2010 crescerem, e muito. Segundo, porque Palmeiras e Flamengo são grandes rivais. Fora do Rio, um dos maiores rivais do time da Gávea é o alvi-verde. E fora de São Paulo a história se assemelha: o grande rival do Palmeiras é o Flamengo.

Copa do Brasil de 1999. Quartas de final. O Flamengo havia vencido o primeiro jogo, no Maracanã, por 2x1. No segundo jogo, a necessidade do Palmeiras vencer. Mas não ia ser tão fácil. Logo o Flamengo fez 1x0 com Rodrigo Mendes. O verdão reagiu, empatou com gol de Oséas, mas em seguida, em cobrança de falta, Mendes de novo fez para o Flamengo. Mas o jogo estava tão emocionante, que logo de cara, após a saída do meio-de-campo, Júnior, hoje jogador do Atlético-MG, empatou novamente para os paulistas.

E como diria "o profeta" Jardel (ex atacante de Grêmio e da Seleção Brasileira), clássico é clássico e vice versa. Nada estava decidido. O Palmeiras pressionava, e o Flamengo levava perigo nos contra ataques, mas as coisas estavam muito difíceis pro time alvi-verde. E com um gol chorado, difícil, o Palmeiras virou o jogo. Torcedores já começavam a ir embora do Palestra Itália. O time da casa tinha pouco tempo e precisava fazer ao menos 4x2. Já estava 3x2, em uma reação impressionante. E no finalzinho do jogo, Palmeiras conseguiu o que nem o mais pessimista torcedor do Flamengo esperava. Em uma bola batida e rebatida Euller, autor do terceiro gol, fez o quarto. Final de jogo: Palmeiras 4 x 2 Flamengo, e uma classificação para as semifinais da Copa do Brasil daquele ano. Depois, Palmeiras seria eliminado pelo Botafogo, nos pênaltis. O mesmo Botafogo, que perdeu o título para o Juventude-RS.




Se o Palmeiras havia vencido o Flamengo, e eliminado a equipe rubro-negra da Copa do Brasil, no fim do mesmo ano, a história seria outra. O Palmeiras estava na final, buscando seu segundo título internacional daquele ano. O primeiro foi a Copa Libertadores de 1999, a primeira Libertadores do clube. Já Flamengo buscava o título da Mercosul, que na edição anterior, fora vencido pelo adversário da final: o Palmeiras. E os dois jogos da Final foram emocionantes. Pra não perder o costume.

Na primeira partida, Flamengo fez 1x0, Palmeiras empatou. O mengo ampliou, verdão empatou. Com 2x2 no placar, o Palmeiras virou o jogo, em pleno Maracanã. Mas o Flamengo pressionou, jogou muito, e mesmo com grandes defesas do goleiro Marcos durante o jogo, virou o jogo de forma espetacular. A partida teerminou Flamengo 4 x 3 Palmeiras. Placar que ilustrou bem o que foi o jogo.

Na segunda partida, o time de Palestra Itália precisava da vitória a todo custo. E no Palestra, o paraguaio Chic Arce abriu o placar para o Palmeiras. E após grande defesa de Marcos, Caio pegou o rebote e empatou no comecinho do segundo tempo. O Flamengo se empolgou e, fora de casa, virou o jogo. Rodrigo Mendes, em uma pancada de fora da área fez um belíssimo gol.

Mas o jogo não parava, e logo em seguida Arce empatou, em uma cobrança de falta, que o goleiro do Flamengo acabou rebatendo pra dentro da própria meta. Logo em seguida, Paulo Nunes recebeu lançamento de Zinho e fez o gol da virada palmeirense: 3x2! Mas de tanto pressionar, o Flamengo achou o gol de empate. Em uma jogada muito bem trabalhada o jogador Lê fez o gol dos cariocas. O gol foi o golpe de misericórdia, e deixou as coisas muito mais difíceis para o Palmeiras. O jogo acabou empatado, e como o Flamengo vencera a primeira partida, levantou a taça da Mercosul 1999 no dia 20 de dezembro do mesmo ano, na casa adversária.




O jogo de hoje pode decidir muita coisa no campeonato. Mas como mostra o histórico das partidas entre as duas equipes, deve ser uma partida equilibrada. Em campeonatos brasileiros o Flamengo venceu o Palmeiras 13 vezes, aconteceram 13 empates e o time alvi-verde venceu o mengo 15 vezes. Por isso, e pelas finais e jogos já disputados, o jogo de hoje vai ser mais uma batalha. E como em qualquer batalha: que vença o melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário