domingo, 27 de setembro de 2009

O Majestoso voltando aos bons tempos

Finais decididas. Dois times que são, facilmente, dos maiores do país. O clássico desse domingo não é uma final... daquelas chamadas mata-mata, mas é importante para os dois times. O São Paulo ainda disputa o título, mas mesmo que não consiga o feito histórico de levar 4 Brasileiros em 4 anos seguidos, pelo menos no Morumbi tem-se a certeza de que a Libertadores de 2010 eles vão disputar.

Para o Corinthians, a pressão é menor. O time faturou a Copa do Brasil e o Paulistão 2009. Um título nacional e outro regional. E de quebra, ainda está na Libertadores, no ano do centenário, e promete investir pesado para ganhar o título inédito. Título que seus rivais Palmeiras, São Paulo e Santos já têm. Mas não podemos esquecer: o Corinthians ainda disputa o Brasileiro 2009, e Mano Menezes é um técnico tão competente, que pode levar esse time ao título (fato realmente difícil, mas não impossível).

Agora, vamos voltar aos bons tempos, ao passado, e lembrar duas finais marcantes. Primeiro vamos ao título nacional de 1990. O São Paulo já carregava na bagagem os nacionais de 1977 e 1986. Já o Timão, ainda não tinha nenhum Brasileirão faturado. Mas a primeira vez do Corinthians... Inesquecível para as duas equipes!

Não era a primeira final de Brasileiro entre Paulistas. Anos antes, Palmeiras x Guarani, e São Paulo x Guarani já tinham decidido o brasileiro... Mas era diferente. Era a primeira final ede um Brasileirão entre os grandes paulistas. E na primeira, o Timão levou! Com dois jogos no Morumbi o Corinthians venceu. O primeiro por 1 x 0. Já no segundo... A história se repetiu, e a equipe de Parque São Jorge também ganhou por 1 x 0. Era a festa corinthiana pelo primeiro dos quatro nacionais que tem hoje.



Veja a finalíssima (Brasileiro de 1990), transmitida por Luciano do Vale.
Trabalhou nesse jogo também José Luís Datena. Sim, o mesmo que hoje faz programas policiais, antes era repórter esportivo e comentarista. Acompanhe
no vídeo acima os melhores momentos, incluindo o gol de Tupãzinho, um desabafo de Jacenir (jogador do Corinthians na época) e a festa preto e branca em plena casa são-paulina.

Em menos de um ano, viria a vingança do Tricolor. O São Paulo levaria o Paulistão de 1991. Para o São Paulo, o caneco seria marcante. Na fase anterior, em que estava no grupo integrado pelo Palmeiras, esses times se enfrentaram no último jogo. Quem vencesse estaria na final. O empate era são paulino, e o time soube segurar muito bem essa vantagem pra cima do Verdão. O jogo terminaria 0 x 0, e São Paulo estaria na final, contra o Timão, que havia vencido o Tricolor um ano antes, em um Morumbi lotado.

Mas essa final seria diferente. Raí, um craque incontestável (talvez um dos maiores que o time sãopaulino já teve) decidiria. Jogaria muito, e no primeiro jogo ajudaria o São Paulo a fazer 3 x 0 em cima do Corinthians, em um Morumbi com um público maior que 100 mil pessoas.



Acima, o primeiro jogo da final que decidiu o Paulista de 1991. O São Paulo venceu o primeiro jogo por 3x0. No segundo jogo, um empate em 0x0 deu o título ao Tricolor.

Hoje, São Paulo e Corinthias fazem mais um Majestoso. Não decide final de campeonato, mas pode dar um novo gás para a equipe vitoriosa. E uma coisa vale lembrar: o Morumbi, que é a casa do São Paulo, é campo neutro quando se trata de um São Paulo x Corinthians! Um Majestoso que merece ser chamado assim.

2 comentários:

  1. E eu que nunca tinha ouvido esta expressão "majestoso"? Fiquei querendo mais detalhes deste apelido...

    ResponderExcluir
  2. Carlos, coloquei um link, quando postei, sobre o Majestoso. Na verdade, pelas pesquisas que fiz, não concluí com certeza o motivo do nome, por isso mesmo não me arrisquei a falar. Porém, a única informação que localizei sobre o termo confere com o que está no link da Wikipédia. Mesmo assim valeu, quem sabe não localizo mais coisas sobre o apelido e incremento a postagem!

    ResponderExcluir