quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Corinthians x Fluminense - A Invasão e o Grande Título

Quando comecei a pesquisar sobre esse clássico do futebol brasileiro comecei a pensar: quais grandes jogos entre esses dois times? O Futebol Memorável quer falar sim, dos grandes clássicos, mas esse foi em especial um desafio, pois são dois times inegavelmente tradicionais do nosso futebol. Porém, pensando sem consultar nenhum site, blog ou algo do gênero não conseguia pensar em um jogo marcante.

Só que não foi nem um pouco difícil achar grandes histórias entre as duas equipes. Vamos começar pela Invasão corinthiana. Esse, que foi um verdadeiro fenômeno do futebol brasileiro; uma das maiores "invasões de torcida" que já ocorrera no nosso futebol, como falam no vídeo abaixo jogadores de ambos os times da época:



A Invasão Corinthiana nem é tão difícil de se explicar. Ela foi causada por algumas provocações. Aconteceu que o Fluminense era um dos maiores times da época. Tão poderoso que era chamado de "a máquina tricolor". O Corinthians tinha um bom time também, mas era bem mais "na raça" do que "na técnica". Tudo isso em 1976, quando as duas equipes se enfrentariam na semifinal do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Então, eis que o presidente do Fluminense, Francisco Horta teria mandado apenas 10 mil ingressos para São Paulo, como provocação ao torcedor do Corinthians, e ainda dissera que a torcida do timão não iria a Rio, mesmo que enviasse metade dos ingressos. Mesmo assim, como forma de provocar as outras equipes, disponibilizou nas bilheterias do Maracanã 70 mil ingressos para a torcida corinthiana. O que ninguém esperava pelo lado das Laranjeiras, aconteceu: os ingressos foram vendidos, para a alegria do lendário presidente corintiano Vicente Matheus.

Uma verdadeira massa corinthiana foi ao Rio de Janeiro. Segundo o Blog do Corinthiano estimativas feitas nos pedágios da Via Dutra, principal ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro, dão conta de que cerca de 60 mil corinthianos foram ao Rio para assistir a semifinal. Com o grande apoio da torcida, sentindo-se em casa, o Corinthians conseguiu empatar com o Fluminense, em pleno Maracanã. Em uma disputa de pênaltis, levou a melhor e conseguiu disputar a final do Brasileirão de 1976, contra o Inter-RS.



No vídeo acima a voz de Osmar Santos, um mestre do rádio brasileiro, narrando a Invasão Corinthiana, o gol da equipe paulista no tempo normal de jogo e o último pênalti, que deu a vaga ao time de São Paulo.

Confira abaixo a ficha técnica do jogo realizado no Maracanã:

FICHA TÉCNICA: Fluminense 1 x 1 Corinthians (1 x 4 nos pênaltis)
Semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976
Data:
5 de dezembro de 1976 Local: Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro) Público: 146.043 pagantes Árbitro: Saul Mendes Fluminense: Renato; Rubens Galaxe, Carlos Alberto Torres, Edinho e Rodrigues Neto; Carlos Alberto Pintinho, Cléber (Erivélto) e Rivellino; Gil, Doval e Dirceu. T: Mário Travaglini Corinthians: Tobias; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Givanildo (Basílio), Ruço e Neca. Waguinho, Geraldão e Romeu. T: Duque. Gols: Carlos Alberto Pintinho (18/1 º) e Ruço (29/1º) Pênaltis: Neca (gol), Rodrigues Neto (defesa), Ruço (g), Carlos Alberto Torres (d), Moisés (g), Carlos Alberto Pintinho (g) e Zé Maria (g)

Pelo lado do Fluminense, a história também tem seu lado feliz, justamente contra o timão. Aconteceu décadas antes, mas foi um dos maiores, se não o maior título que o tricolor das Laranjeiras possui: A Copa Rio de 1952, considerada por alguns, um verdadeiro Campeonato Mundial da época.

O Flu já havia vencido de forma expressiva outra equipe no mesmo campeonato. E foi o fortíssimo Peñarol, que era a base da Seleção Uruguaia, que havia vencido o Brasil em pleno Maracanã 2 anos antes na final da Copa do Mundo.

Mas a final consagraria a equipe. Seria o primeiro título internacional de uma equipe carioca dentro do Maracanã. E o jogo foi contra o Corinthians. Os dois jogos foram disputados no Rio. No primeiro o Fluminense fez o que precisava: ganhou por 2 a 0 e foi para o segundo jogo com a mão na taça. No segundo jogo o empate em 2 a 2 garantiu o tricolor como campeão da Copa Rio de 1952.



Veja acima um vídeo antigo, em que se conta um pouco da história do jogo. As imagens estão um pouco escuras e danificadas, mas a narração serve para ilustrar um pouco sobre a linguagem do futebol na época.


Hoje Corinthians e Fluminense fazem mais um duelo, que pode ser histórico. Mas com uma história péssima para o Fluminense. O time precisa desesperadamente ganhar do Corinthians. Já o Corinthians parece não ter mais pretensão alguma no campeonato, mas pode complicar a vida do Fluminense. As equipes, que já tiveram nomes como Rivelino (fotos abaixo) contam hoje com jogadores bem menos conhecidos.



A esquerda, foto atual de Rivellino, ídolo da torcida corintiana. Curiosamente, um dos maiores ídolos da torcida paulista, o jogador também é ídolo pelo lado do Fluminense (veja foto acima, do lado da foto atual do jogador). No dia da "Invasão Corintiana", Rivellino esteve em campo, só que pelo lado do tricolor das Laranjeiras. Em ambos os times é considerado como um dos maiores jogadores da história dos clubes. Na foto que está em cima, na parte direita, o jogador dá entrevista como atleta do Corinthians. Na foto da direita, da parte de baixo, o time do Fluminense. Rivellino é o penúltimo dos agachados.

Mas agora, enquanto o Corinthians termina um ano relativamente bom para a equipe, o Fluminense, mais uma vez, vê se aproximar a Série B, e deve disputar a segundona do ano que vem caso não faça uma campanha excepcional, a partir de agora.

(Fotos de Rivellino extraídas da Página "Que fim levou", do site MiltonNeves.com)

2 comentários: