segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cruzeiro X Galo: será que hoje tem goleada?

Uma das maiores rivalidades do mundo quando se trata de futebol terá mais um capítulo de sua história escrito hoje no Mineirão. Cruzeiro e Atlético-MG jogam às 16h00 pela 27ª rodada do Brasileirão 2009. O Galo vive melhor momento, e pode chegar à vice-liderança com uma vitória logo mais. Já o Cruzeiro ainda alimenta o distante sonho de participar da Libertadores no ano que vem. Mas, se conseguir sair da 11ª posição e terminar no G4 do Brasileiro, é bom que o Cruzeiro "estude antes" os seus adversários na Libertadores (Brincadeira!).

Além disso, os maiores clubes de Belo Horizonte são os que possuem maior identificação com os seus mascotes no futebol brasileiro. Galo e Raposa têm feito, ultimamente, clássicos com placares que só deixam uma das torcidas feliz. Aliás, isso é ótimo! É um saco quando um clássico termina empatad0, ainda mais se for em 0X0. Mas os últimos duelos envolvendo cruzeirenses e atleticanos tem tido um vencedor. E o melhor... de goleada. Nas últimas batalhas, a emoção esteve presente no Estádio Governador Magalhães Pinto.

Galo 4 X Cruzeiro 0 - a decisão do Campeonato Mineiro de 2007 rendeu ao Atlético o seu último título. Na primeira partida da decisão em que houve até gol com o goleiro virado para dentro da meta (o gol do Fábio de costas), o Galo massacrou a Raposa. Com gols de Éder Luís, Danilinho, Marcinho e Wanderley, o galo levou o seu 39° mineiro. Paulo Autuori deixou de ser treinador do Cruzeiro a partir desse jogo.




Cruzeiro 5 X Galo 0 - na decisão seguinte, o Cruzeiro deu o troco e em grande estilo. Aplicando a maior goleada da história contra o rival. Esse talvez seja o maior feito do técnico Adílson Batista, o segundo treinador a mais tempo sem perder o emprego no Brasil. No cargo desde 06/12/2007, ele só perde para Mano Menezes que tem um dia a mais à frente do Corinthians. O time de Adílson faturou o Mineiro com gols de Marcelo Moreno, Marcos (capitão do Galo) contra, Ramires, Guilherme e Wágner.




Cruzeiro 5 X Galo 0, o retorno - já no Mineiro deste ano, todos acreditavam que o Atlético se recuperaria do vexame sofrido no ano anterior. Nos enganamos. Com mais um nó tático do supercriticado Adílson Batista, o Cruzeiro reeditou a sacolada de 5 tentos a nenhum sobre o maor rival, mais uma vez pelo primeiro jogo da decisão. Kléber, Leonardo Silva (2 vezes) e Jonathan (também 2 vezes) marcaram para os alvicelestes.




Cruzeiro 0 X Galo 3 - no primeiro turno do Brasileirão deste ano, o Cruzeiro escalou um time B para o clássico com o Galo. Isso porque a partida aconteceu entre os dois jogos da Final da Libertadores disputada entre Cruzeiro e Estudiantes. O que é lamentável. Poupar os principais jogadores em partidas consideradas "menos importantes" pode até ser uma estratégia justificada pelas milionárias dívidas dos times brasileiros que não conseguem manter elencos competitivos. Mas daqui a vinte anos, o torcedor que pesquisar sobre esse jogo vai encará-lo da mesma maneira que qualquer outro na história dos times. Independente das escalações, trata-se de um Cruzeiro e Atético.
O Galo que não tinha nada a ver com isso, interrompeu a maior sequencia invicta do adversário no Clássico, com gols de Júnior, Alessandro e Éder Luís.




Caro leitor, deixe o seu comentário. E Viva a Paz no clássico de daqui a pouco!

Um comentário:

  1. éhh não teve goleada....
    mais a rivalidade as vezes atrapalha..
    depois da libertadores desse ano, e o que o zezé perrela disse essa semana ....tenho certeza disso!
    a matéria ficou bem detalhada..legal!
    valew
    bj

    ResponderExcluir