sábado, 3 de outubro de 2009

Fla-Flu: o clássico mais charmoso do Brasil

O jogo entre Flamengo e Fluminense, que acontece nesse domingo (04/10), às 18h30, pode até não ser o melhor jogo da 27ª rodada do Brasileirão 2009. Afnal, os dois times estão devendo mais alegrias às suas torcidas. O Fla é apenas 8° colocado, enquanto o Flu é o lanterninha da competição. Veja a classificação. Mesmo assim esse é o confronto com o maior valor histórico para o futebol brasileiro nesse fim de semana. Nelson Rodrigues afirmou com toda a sua genialidade que "O Fla-Flu surgiu 40 minutos antes do nada".

O Fla-Flu também já foi chamado de "O Clássico das multidões". Esse nome foi dado pelo jornalista Mário Rodrigues Filho, depois que as duas equipes quebraram o recorde de maior público de todos os tempos numa partida entre clubes. 194.603 torcedores assistiram a Final do Cariocão de 1963. O Flamengo venceu a decisão num 0X0. O termo Fla-Flu também é criação de Mário Filho. O nome do jornalista foi dado ao Maracanã.




O Fla-Flu é, por tradição, um clássico cheio de emoção e gols. Desde os primeiros lances, o momento máximo do futebol foi uma rotina nos jogos em que as equipes duelaram. Na primeira partida entre Flamengo e Fluminense, disputada em 7 de julho de 1912, o atacante tricolor Edward Calvert marcou um gol logo no primeiro minuto de jogo. A partida ainda foi decidida com um gol marcado no último minuto com o cruzamento de E. Calvert e arremate certeiro de Bartholomeu. O Fluminense venceu por 3 a 2, o jogo válido pela Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA), vencida pelo Payssandu-RJ, no Campeonato Carioca de 1912. O Botafogo é considerado o campeão daquele ano já que disputou a liga organizada pela Associação de Football do Rio de Janeiro (AFRJ). A vitória do Fluminense foi considerada heróica pelo fato de que os tricolores estavam totalmente desfalcados. 9 titulares da equipe na conquista do Carioca do ano anterior haviam mudado para o departamento de futebol do Clube de Regatas Flamengo. Por essa razão os rubronegros eram favoritos. O jogo aconteceu nas Laranjeiras, o maior estádio brasileiro da época.

Outro jogo que entrou para a história do confronto foi o de 22 de outubro de 1916. Foi o primeiro jogo a ser anulado na história do Campeonato Carioca. Veja a descrição do jogo, feita pelo site "Clássico é clássico... e vice-versa":

No dia 22 de outubro de 1916, o Flamengo vencia o Fluminense por 2 x 1 quando o arbitro R. Davies marcou um pênalti contra o Fluminense. Rienner perdeu. Logo depois, o juiz marcou outro pênalti contra o Fluminense. Sidney cobrou e Marcos de Mendonça defendeu. O juiz mandou cobrar outra vez alegando que não havia apitado. Sidney bateu e novamente Marcos de Mendonça defendeu. O juiz mandou cobrar de novo, agora alegando que jogadores do Fluminense haviam invadido a área. Foi aí que o escritor Coelho Neto e o Delegado de Policia Ataliba Correia Dutra pularam a grade e correram para o campo. Os torcedores também invadiram o gramado. O regulamento do campeonato dizia que o jogo que fosse paralisada por cinco minutos seria suspenso definitivamente. Como a paralisação propositada foi além dos sete minutos, o jogo foi dado como anulado. Foi a primeira anulação de um jogo de campeonato carioca. No dia 8 de dezembro, no campo do Botafogo, foi realizada uma nova partida. O Fluminense ganhou por 3 x 1.

O site ainda descreve uma série de jogos marcantes entre Flamengo e Fluminense, como o Fla-Flu da Lagoa, o Fla-Flu do trote e o Fla-Flu da Zicovardia. Cada história mais interessante que a outra. Imperdível!

Entre os Fla-Flu's (nossa, essa expressão ficou feia demais!) mais marcantes, o Fla-Flu do gol de barriga de Renato Gaúcho merece nossa lembrança. Foi na decisão do Carioca de 95. O Fluminense venceu o Flamengo na única partida da final. O gol do camisa 7 e último treinador a comandar o Tricolor das Laranjeiras foi feito aos 41 minutos do segundo tempo depois de linda jogada de Aílton, ex- jogador do Flamengo. Aílton driblou dois marcadores e chutou em direção ao gol, Renato desviou com o abdômen enganando o goleiro Roger. Veja os melhores lances desse jogaço:




Veja também a ficha técnica do jogo:

FLUMINENSE 3 x 2 FLAMENGO
25/06/95 - Maracanã (Rio de Janeiro)
Juiz: Léo Feldman
Renda: R$ 1 621 850 - Público: 109.214
Gols: Renato aos 15 e Leonardo aos 41 do primeiro; e Romário aos 27, Fabinho aos 34 e Renato aos 41 do segundo tempo.
FLUMINENSE: Wellerson, Ronald, Lima Sorlei e Lira; Márcio Costa , Aílton, Djair , Rogerinho (Ézio), Renato e Leonardo (Cadu). Técnico: Joel Santana
FLAMENGO: Roger, Marcos Adriano (Rodrigo) , Gélson, Jorge Luís e Branco; Fabinho, Charles, Marquinhos e William (Mazinho); Romário e Sávio. Técnico: Vanderlei Luxemburgo


Clássico é uma classificação que deve ser dada apenas para os confrontos que proporcionaram jogos que nunca mais sairão da memória dos envolvidos. Não há a menor dúvida de que todo Fla-Flu, desde o primeiro jogo, sempre teve um aspecto que o torne inesquecível. Isso é o que faz desse jogo um duelo para sempre, Memorável.

3 comentários:

  1. é meu querido falou tudo!!]
    apesar de que o fluzão não fez por onde tem que sofrer na segundona agora...]
    fazer o q ne?

    ResponderExcluir
  2. Gostei da pesquisa mais caprichada neste post!

    ResponderExcluir
  3. Também concordo com vc Carlos os editores estão cada vez mais me surpreendendo...
    sou apaixonada por futebol e esse blog ta muito fera!!
    valew e estarei aki sempre...

    ResponderExcluir